Quinta, 02 de Dezembro de 2021 00:19
71.9.9399-5153
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão ouve ministro Marcos Pontes sobre situação do CNPq

Norma visa melhorar o ambiente de negócios no País. Vetos serão analisados pelo Congresso

30/08/2021 12h34
Por: Valci Sena Fonte: Agência Câmara de Notícias
O ministro Marcos Pontes foi convidado pela Comissão de Educação - (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
O ministro Marcos Pontes foi convidado pela Comissão de Educação - (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados convidou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, para audiência pública nesta quinta-feira (2). Os deputados querem esclarecimentos sobre a situação dos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e sobre reunião com deputada neonazista, que foi recebida oficialmente no Ministério.

O debate atende a requerimentos apresentados pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Danilo Cabral (PSB-PE). Eles queriam a convocação do ministro, ou seja, que ele fosse obrigado a comparecer, mas foi aprovado apenas um convite.

No final do mês de julho, a Plataforma Lattes, que hospeda informações de alta significância dos pesquisadores brasileiros e da produção científica, ficou fora do ar e o sistema só foi completamente reestabelecido após quase duas semanas de falhas.

“O sucateamento da agência provavelmente tem relação direta com a queda dos seus sistemas”, afirma Correia.  Ele lembra que o CNPq, uma das principais entidades de fomento à pesquisa do Brasil e ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, teve abruptos cortes de financiamento e está operando com o menor orçamento dos últimos 21 anos.

“Ao invés de priorizar a solução do “apagão” ocorrido na ciência brasileira, o ministro Marcos Pontes abriu espaço em sua agenda para receber no Ministério uma deputada neonazista da Alemanha”, afirma Correia.

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 2.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 00h17 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

24° Sensação
17.9 km/h Vento
79.7% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sábado (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias