Quinta, 02 de Dezembro de 2021 01:51
71.9.9399-5153
GERAL AOS COLEGAS

Artigo: Diário da quarentena

#repost: Valcy Sena

05/10/2021 04h01
Por: Valci Sena Fonte: GN NEWS COMUNICAÇÃO
Imagem: Jônio Machado Bethônico (a partir de fotografia do pixabay.com)
Imagem: Jônio Machado Bethônico (a partir de fotografia do pixabay.com)

A dica de hoje foi feita pela Thamara Isabelly juntinho com a equipe do Redigir.

 

Diário da quarentena:

 

Ei, professores(as), como está seu cotidiano na quarentena? Imaginamos que repleto de afazeres, dinâmicas com os filhos, planejamentos de aulas remotas, momentos de informação e leitura, mas também alguns momentos de descanso, não é? E os seus alunos, como será que eles estão passando os dias com a família? 

 

Já pensou que interessante seria saber mais do dia-a-dia dos estudantes e das atividades que eles estão fazendo para se manterem bem e seguros durante este período de isolamento?

 

Por isso, nós da equipe do Redigir pensamos que um projeto para você propor aos alunos ao longo da quarentena, que é a elaboração de um diário, no qual você e seus alunos pudessem registrar as atividades dos seus próprios cotidianos (diária ou semanalmente).

 

Esse registro vai ser importante para que, no futuro, vocês possam revisitar as lembranças desse momento histórico que estamos vivenciando.

 

Nesse diário, os estudantes poderiam responder a perguntas como: o que você fez de legal? Fez alguma leitura interessante? Assistiu a algo divertido na televisão ou na internet? O que comeu hoje? Enfim, as possibilidades que esse diário pode contemplar são quase infinitas, cabe a você professor(a) administrá-las dentro dos contextos específicos de suas turmas.

 

E o melhor de tudo é que ele ainda pode ser registrado a partir de diversos gêneros e formatos, como um áudio ou podcast, um vídeo, por escrito ou por meio de qualquer outra estrutura que vocês preferirem. Mas não se esqueçam de que o intuito aqui também é o de guardar todo esse material para que ele seja rememorado em outros momentos.

 

Os diários poderão ser postados numa plataforma digital de preferência do(a) professor(a) ou da escola, e também poderão ser visualizados e comentados pelo grupo de estudantes a qualquer momento.

 

Os(as) docentes podem sugerir que, durante os encontros online, os alunos comentem um pouco do conteúdo de seus diários, e, com notificação prévia, solicitar que dois ou três estudantes, a cada aula, escolham e apresentem à turma um objeto, música, texto ou notícia que represente o(s) sentimento(s) predominante(s) daquele dia para eles, expondo esse material e explicando aquela escolha. 

 

Pode ser sugerido que os alunos compartilhem com a turma alguma prática ou ação que tenha ajudado a eles a se sentirem melhor ou a superar algum desafio durante essa quarentena (pode ser uma música, uma meditação, um pensamento, um alongamento, um aplicativo diferente, um jogo, entre outras tantas possibilidades).

 

Vocês professores(as) podem inaugurar essas apresentações, o que acham?

Desse modo, docentes e alunos podem compartilhar suas experiências diárias e se aproximarem ainda mais nesses tempos tão turbulentos, que demandam uma aproximação, mesmo que remota. 

 

Vocês já desenvolveram alguma atividade desse tipo com as turmas? 

Quais foram as reações dos estudantes? 

Conta para a gente!

Se não fizeram, vamos colocar isso em prática juntos?

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 01h38 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

23° Sensação
15.3 km/h Vento
82% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sábado (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias