Quinta, 02 de Dezembro de 2021 01:09
71.9.9399-5153
MUNDO PANDEMIAS

Pesquisadores apontam grandes chances de novas pandemias com mudanças climáticas.

Estudo apontou relação do clima com o comportamento de morcegos, provável origem do novo coronavírus.

16/11/2021 17h24 Atualizada há 2 semanas
Por: REDAÇÃO Fonte: GN NEWS | Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Começam a surgir as primeiras evidências de que as mudanças climáticas podem ter relação com a pandemia da Covid-19. E outras pandemias podem estar por vir com o agravamento da crise climática, como explicam pesquisadores.

 

Por isso, um dos debates durante a COP26 foi sobre um sistema global de saúde para enfrentar o problema. 

 

Um estudo publicado em maio deste ano, na revista “Science of The Total Environment”, traçou um paralelo entre o comportamento de morcegos e as mudanças climáticas.

 

Os pesquisadores apontam que um dos impactos da crise ambiental foi a mudança na distribuição global dos morcegos, a provável origem zoonótica de vários coronavírus (CoVs) que infectam humanos, incluindo o SARS-CoV-1 e o SARS-CoV-2, que causaram epidemias em grande escala.

 

De acordo com a pesquisa, o número de coronavírus presentes em uma área está relacionado com a riqueza local de espécies de morcegos, intensificada pelas condições climáticas e mudanças no habitat dos animais. 

 

Eles mostraram que a província de Yunnan, no sul da China, e as regiões vizinhas, em Mianmar e Laos, formam um hotspot global de aumento da riqueza de morcegos.

 

Também houve crescimento na África Central, na América do Sul e na América Central. A região asiática coincide com a provável origem espacial dos ancestrais do SARS-CoV-1 e SARS-CoV-2 transmitidos por morcegos.

 

Os pesquisadores contabilizaram um aumento estimado da ordem de 100 CoVs transmitidos por morcegos em toda a região.”Só existe um estudo. 

 

Então é prematuro afirmar [que as mudanças climáticas têm relação com a pandemia da Covid-19], mas as mudanças climáticas geram um efeito indireto, que é a mudança no ecossistema que esses animais vivem.

 

Muitas vezes eles precisam migrar para continuar sobrevivendo. Isso aumenta a interação de alguns animais com o homem e pode trazer novas pandemias”, explica Renata Gracie, pesquisadora do ICICT/Fiocruz.

 

Degradação ambiental e os problemas de saúde

 

Henderson Wanderley, professor do Instituto de Florestas da UFRRJ, explica que o aumento da temperatura e da umidade, provocado pelo acúmulo de CO2 na atmosfera, teria feito com que as regiões de Wuhan, que tinham arbustos, desenvolvessem o ecossistema para savanas e florestas. 

 

“Quando você olha esse aspecto, identifica a relação do surgimento dessa pandemia e de outras (com as mudanças climáticas)”.

 

Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 00h58 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

24° Sensação
15.3 km/h Vento
82% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol e Chuva
Sábado (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias