Quinta, 27 de Janeiro de 2022 03:31
71.9.9141-4073
BAHIA ARTIGO:

Falta a Roma um banho de terceira via

ACM Neto nunca foi alvo de qualquer observação por parte do pretenso candidato.

29/11/2021 09h52
Por: REDAÇÃO Fonte: GN NEWS | Victor Pinto
Foto: Arquivo Pessoal | Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal | Divulgação

A terceira via do ministro da Cidadania João Roma na disputa pelo governo do Estado não colou e nem decolou ainda. Apesar das pesquisas mostrarem um teto de 15 pontos, muito próximo do limite de Bolsonaro na Bahia, falta correr por fora e assumir um papel de oposição com as frentes atualmente polarizadas: ACM Neto (DEM) e Jaques Wagner (PT).

 

Roma até rivaliza com o governo Rui Costa, posta críticas contra a condução de ações petistas em detrimento, por exemplo, às obras encaminhadas pela União no Estado, mas, percebam, não existem críticas contundentes do ainda ministro contra seu ex-aliado. ACM Neto nunca foi alvo de qualquer observação por parte do pretenso candidato. Algumas posições que precisam ser demarcadas ele terceiriza a sua esposa, Roberta Roma, a quem busca transferir seu capital político a fim de viabilizá-la à Câmara. 

 

Roma não bate de frente com ACM Neto e isso, nos bastidores, coloca em xeque toda a contenda dos dois, por mais que existam fatos que comprovam o rompimento explícito e implícito. Outro aspecto que nos traz a observação: falta coragem para assim fazê-lo, mostrando independência, de fato, do grupo político que já fez parte. Pode até não obter êxito neste momento, mas poderia ser uma construção de futuro, de uma nova frente política. 

 

O ministro Roma, com esse contexto, ainda tem demonstrado, com a falta de pulso contra os dois polarizadores, ser um satélite que orbita o grupo, uma linha auxiliar, do que foi a senadora Lídice da Mata (PSB) em 2014 na corrida por Ondina. Naquele ano foi forçada fazer o palanque para Eduardo Campos (PSB) e romper com JW em detrimento da candidatura de Rui. Não aliviou para Paulo Souto (DEM), a época, mas também não pegou tão pesado com o petista. 

 

Logo no início carregavam a ideia do receio de Roma tirar votos de ACM Neto que poderiam ser casados com o voto em Bolsonaro para presidente, algo que ocorreu com o grupo em 2018. Fui adepto desse raciocínio. Da divisão de voto em um mesmo grupo. 

 

Mas agora uma corrente defende e, a cada dia fico convencido da sua veracidade, que João Roma mais beneficia ACM Neto do que o atrapalha. Vejamos: o ainda deputado do Republicanos receberia em seu colo a base bolsonarista. Seria o porta estandarte do governo e fazedor do palanque que Bolsonaro precisa para buscar manutenção eleitoral. 

 

Puxar para si Bolsonaro isentaria Neto de qualquer digital na hoste, mesmo seus deputados federais, por exemplo, votarem bem alinhados com o Planalto com o intuito de receber suas benesses ou as emendas de relator. Isso dificultaria a tática petista, repetida reiteradamente, de que Neto é Bolsonaro e Bolsonaro é Neto. 

 

Ou assume sua situação como opositor das duas frentes, toma Bolsonaro como seu abridor de caminhos - pois sentar no ministério da Cidadania, gestor de projetos sociais fortes, não é para qualquer um - ou sairá desmoralizado nessa queda de braço de eventual terceira via fajuta. Se ficar em cima do muro, como diz o ditado popular, vai receber pedrada de tudo que é lado.

--

Victor Pinto

Jornalista _ DRT 4930

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ESSE É O PONTO
Sobre ESSE É O PONTO
Victor Pinto é editor do BNews, Apresentador na Piatã FM, jornalista formado pela Ufba, especialista em gestão de empresas em radiodifusão e estudante de Direito da Ucsal. Atua na cobertura jornalística e na área administrativa de rádios em Salvador. Twitter: @victordojornal
Feira de Santana - BA
Atualizado às 03h20 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 29°

22° Sensação
7.3 km/h Vento
93.4% Umidade do ar
67% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias