Quinta, 27 de Janeiro de 2022 02:59
71.9.9141-4073
POLITICA AMEAÇA

Deputado do PT manda o recado. "NÓS VAMOS REESTATIZAR NOSSAS REFINARIAS."

Jorge Solla é deputado federal pelo PT da Bahia.

04/12/2021 03h35
Por: REDAÇÃO Fonte: GN NEWS | Redação
Foto: Arquivo Pessoal | Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal | Divulgação

 

É preciso que fique bem claro para os "investidores" que agora chegam para sugar a renda do povo brasileiro com preços de combustível extorsivos: essa farra vai terminar em 2023, vamos recuperar nossas refinarias e mudar esse política de preços. Hoje, um grupo árabe, o Mubadala, pegou as chaves da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), avaliada em US$ 4 bilhões, vendida pela Petrobrás por US$ 1,8 bilhão. Junto com a RLAM, a Petrobrás entrega de brinde um potencial mercado consumidor não só da Bahia, mas de boa parte do Nordeste, além de 669 quilômetros de oleodutos, que ligam a refinaria ao Complexo Petroquímico de Camaçari e ao Terminal de Madre de Deus, que também está sendo vendido no pacote que inclui ainda outros três terminais da Bahia (Candeias, Jequié e Itabuna).

 

Conforme destaca o Sindpetro-BA, a tendência, no caso da venda da RLAM, é que o consumidor seja ainda mais prejudicado. Não haverá redução de preços porque não haverá concorrência. Tal problema foi apontado por estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. A RLAM, de acordo com os pesquisadores, era uma das refinarias da estatal que tem potencial mais elevado para formação de monopólios regionais, o que pode aumentar ainda mais os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha, além do risco de desabastecimento, o que deixará o consumidor inseguro e refém de uma empresa privada.

 

Na contramão das grandes petrolíferas, a Petrobrás se apequena ao abrir mão do seu parque de refino, deixando de ser uma empresa integrada. Além de ignorar a sua responsabilidade social com o povo brasileiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 02h39 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 29°

22° Sensação
7.8 km/h Vento
91.2% Umidade do ar
67% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias