Sábado, 21 de Maio de 2022 12:32
71 9 8436-9982
POLITICA AÇÃO PARLAMENTAR

CÂMARA APROVA URGÊNCIA PARA MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS

Plenário da Câmara pode apreciar o requerimento de urgência do PL 191/2020 ainda hoje.

09/03/2022 22h21
Por: REDAÇÃO Fonte: CAIO MATOS e LUCAS NEIVA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), o pedido de urgência para a apreciação do PL 191/2020, que autoriza a mineração em terras indígenas. Um grupo de trabalho será estabelecido até a sexta-feira (11) para trabalhar um novo texto, que será apresentado em até trinta dias para votação do mérito.

 

Simultaneamente, artistas e integrantes de coletivos promoviam o “Ato pela Terra“, um movimento contra os projetos de impacto ambiental, como a ampliação do número de agrotóxicos no Brasil. Coordenados pelo músico Caetano Veloso, o ato se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para defender o engavetamento e a rejeição dessas propostas.

O projeto é visto com preocupação pela Frente Parlamentar Ambientalista, que além de considerar que o projeto não deverá resolver a questão do potássio, teme que o projeto crie uma porta de entrada para legalização do garimpo na Amazônia, além de comprometer a eficácia de terras indígenas. Segundo seu líder, Rodrigo Agostinho (PSB-SP), um requerimento de retirada de pauta foi protocolado para tentar impedir a aprovação da urgência.

O projeto ainda se encontra em debate dentro das comissões, mas passou a ser defendido expressamente pelo presidente Jair Bolsonaro após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. O discurso da falta de fertilizantes é aproveitado pelo líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), que passou os últimos dias colhendo apoio entre as lideranças para que votem pela aprovação do requerimento de urgência.

leia mais... https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/camara-pode-votar-urgencia-para-mineracao-em-terras-indigenas-enquanto-artistas-protestam/

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 12h17 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

29° Sensação
21.5 km/h Vento
52.2% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol e Chuva
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias