Sábado, 21 de Maio de 2022 12:06
71 9 8436-9982
MUNDO GUERRA

Ucrânia acusa Rússia de atirar sobre civis em fuga

A guerra já dura mais de 14 dias...

09/03/2022 23h03
Por: REDAÇÃO Fonte: BBC
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Autoridades ucranianas acusaram a Rússia de atacar com morteiros a rota de saída de civis da cidade sitiada de Mariupol, um dos cinco corredores humanitários que os próprios negociadores russos anunciaram durante as negociações de segunda-feira. “O inimigo lançou um ataque mirando exatamente o corredor humanitário”, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia por meio do Facebook. Segundo a nota, o Exército russo “não permite que mulheres, crianças e idosos deixem a cidade”. De acordo com a Cruz Vermelha, os moradores de Mariupol estão enfrentando “condições atrozes”. Muitos deles sem água, energia e aquecimento desde sexta-feira – e é inverno na Ucrânia. O prefeito Vadym Boychenko acusa os russos também de minarem a estrada que leva à Crimeia, que já é ocupada por Moscou desde 2014. (Guardian)

 

Já na cidade de Sumy o corredor humanitário está funcionando, e milhares de civis abandonaram suas casas antes do prazo para encerramento do cessar-fogo, previsto para madrugada de hoje. Ônibus foram usados para levar civis até a cidade de Poltava, a cerca de 160 quilômetros. Um dos comboios chegou a parar devido ao som de tiros, mas, segundo os próprios ucranianos, os disparos não tinham como alvo os veículos civis. (CNN)

 

Nesta terça-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenski fez um aceno à Rússia dizendo que “moderou a demanda por adesão” de seu país à Otan e que está disposto a chegar a um acordo sobre o status das duas províncias rebeldes no Leste da Ucrânia, reconhecidas por Moscou como países independentes. Para dar fim às hostilidades, a Rússia exige também a desmilitarização da Ucrânia e o reconhecimento da Crimeia como território russo. (Globo)

Imagens de vítimas viram símbolo da guerra na Ucrânia - Mundo - SBT News

Enquanto isso... A resistência à invasão segue encarniçada. O setor de inteligência militar dos EUA estima que pelo menos quatro mil militares da Rússia, incluindo dois generais, já morreram desde o início da invasão. É quase o dobro dos 2.461 americanos que morreram ao longo de 20 anos de ocupação no Afeganistão. (Washington Post)

 

Para ler com calma. Vladimir Putin tem o poder de devastar as cidades ucranianas, mas os governos da Europa avaliam que suas Forças Armadas não são tão temíveis quanto se imaginava. Municiados com armas envidas pelos EUA e pela Turquia, o Exército da Ucrânia abateu aviões de transporte e caças e abriu buracos nos comboios militares russos. Militarmente, a Rússia deve vencer, avaliam os analistas. Mas cada dia que passa abala mais a imagem de eficiência brutal de seu aparato militar. (New York Times)

Guerra na Ucrânia: Grécia informa que seis expatriados foram mortos em bombardeios

Há outra frente em que as batalhas são igualmente ferozes, embora incruentas: a da desinformação. Notícias falsas viralizam na internet dando a entender que a guerra é uma farsa ou que, pelo menos, está sendo exagerada pelo ocidente. Em um dos casos, imagens de atores e figurantes sendo maquiados com ferimentos falsos para um filme de 2020 circulam como sendo ucranianos fingindo serem vítimas de ataques russos. (BBC)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 11h57 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

29° Sensação
21.5 km/h Vento
52.2% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol e Chuva
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias