Sábado, 21 de Maio de 2022 11:56
71 9 8436-9982
BAHIA POLITICA

Lula é acionado para contornar crise na Bahia após aliado do PT sinalizar apoio a Bolsonaro

Eleições 2022

12/03/2022 21h55
Por: REDAÇÃO Fonte: OGLOBO
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para tentar resolver o impasse na sucessão ao governo da Bahia, quarto maior colégio eleitoral do país, o PT escalou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma reunião com lideranças do PP baiano, que ameaçou na quarta-feira um rompimento com o grupo do governador petista Rui Costa. O encontro, que deve ocorrer até a próxima semana em São Paulo, onde Lula reside, busca um alinhamento entre Costa, o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o vice-governador João Leão (PP), que vêm apresentando divergências entre si.

Lula deve oficializar candidatura à Presidência da República no início de abril

Os problemas começaram há cerca de um mês, numa outra reunião em São Paulo, na qual Wagner debateu com Lula a hipótese de recuar de sua pré-candidatura ao governo da Bahia. Na ocasião, o senador Otto Alencar (PSD-BA), também presente ao encontro, foi sondado para concorrer ao Executivo estadual no lugar de Wagner, abrindo caminho para Rui Costa se lançar ao Senado.

Luiz Inácio Lula da Silva: o sindicalista que virou presidente do Brasil | InfoMoney

Leão, que ficou de fora deste encontro, esperava a renúncia de Costa para assumir o governo a partir de abril até o fim do ano. Na segunda-feira, porém, diante da resistência de Otto em concorrer ao governo, Wagner anunciou à “rádio Metrópole” que o senador disputará a recondução e que o PT escolherá um candidato próprio à sucessão de Costa, que completaria o mandato sem disputar a eleição deste ano, o que irritou tanto o vice quanto o atual governador.

 

Ontem, Leão reuniu-se em Brasília com lideranças do PP alinhadas ao presidente Jair Bolsonaro (PL), como o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e depois expôs sua insatisfação com o PT e com Wagner nas redes sociais. Lideranças petistas resolveram acionar Lula na tentativa de evitar um rompimento com o PP, que poderia desidratar o palanque do PT no maior estado do Nordeste. Em 2020, o PP foi o segundo partido que mais elegeu prefeitos na Bahia, com 92, atrás apenas do PSD, que venceu em 108 municípios. O PT fez 32 prefeituras.

 

— O presidente Lula vai entrar em campo. O PP está indo a São Paulo nos próximos dias para falar com ele. Na Bahia temos um governo de coalizão, que não tem dono. A situação ficou desconfortável depois que Wagner decidiu não ser mais candidato, mas a relação de PT e PP é positiva para todos — afirmou o deputado federal Zé Neto (PT-BA).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 11h37 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

29° Sensação
20.8 km/h Vento
54.1% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol e Chuva
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias