Sábado, 21 de Maio de 2022 13:49
71 9 8436-9982
MUNDO ATROCIDADES

Ucrânia: UE e EUA criticam massacre perto de Kiev; Rússia nega morte de civis

Dezenas de civis são encontrados mortos em cidade ucraniana abandonada por russos;

03/04/2022 19h02
Por: REDAÇÃO Fonte: CNN BRASIL
Divulgação
Divulgação

Dezenas de corpos de civis foram encontrados espalhados pelas ruas da cidade de Bucha, após a retirada das forças russas, informaram autoridades locais. Ainda neste domingo (3), líderes europeus condenaram as imagens e pediram investigação dos militares russos, classificando o ocorrido de “atos terríveis”. Os russos, no entanto, negaram as acusações de terem assassinado civis.

“À medida que as tropas russas são forçadas a recuar, estamos vendo evidências crescentes de atos terríveis das forças invasoras em cidades como Irpin e Bucha”, declarou a ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss – veja outras repercussões.

Os corpos em Bucha, todos em trajes civis, foram encontrados em uma variedade de poses desajeitadas, alguns de bruços contra a calçada, outros para cima com a boca aberta. O prefeito da cidade, Anatoliy Fedoruk, disse que os civis mortos receberam tratamento desumano nas mãos das forças russas.

O assessor presidencial ucraniano Oleksiy Arestovych disse neste domingo (3) que era um “quadro pós-apocalíptico”. “Este é um apelo especial destinado a chamar a atenção do mundo para esses crimes de guerra, crimes contra a humanidade, cometidos por tropas russas”, disse Arestovych.

Nas redes sociais, o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse que os homens encontrados com as mãos amarradas “foram mortos a tiros por soldados russos”.

Podolyak acrescentou: “Essas pessoas não estavam nas forças armadas. Eles não tinham armas. Eles não representavam ameaça. Quantos outros casos desse tipo estão acontecendo agora nos territórios ocupados?”

A CNN não conseguiu confirmar de forma independente os detalhes sobre as mortes dos homens.

 

Moradores descobrem vala comum na cidade de Bucha

Uma vala comum foi revelada na cidade de Bucha, nos arredores da capital ucraniana de Kiev, apurou a equipe da CNN. Inicialmente, os corpos foram enterrados em túmulos, nos terrenos da Igreja de Santo André e Pyervozvannoho Todos os Santos, nos primeiros dias da guerra, disseram moradores à CNN.

 

A CNN viu pelo menos uma dúzia de corpos em sacos empilhados dentro da vala. Alguns já estavam parcialmente cobertos. Segundo moradores, mais corpos já estão enterrados no local. Eles disseram que pertencem principalmente a civis mortos nos combates em torno de Bucha.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 13h39 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

28° Sensação
21.5 km/h Vento
50.5% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol e Chuva
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias