Sábado, 21 de Maio de 2022 13:19
71 9 8436-9982
MUNDO CURIOSIDADES

A ventosa da rêmora

A ventosa da rêmora é resultado da evolução? Ou teve um projeto?

01/05/2022 22h59
Por: Eudde Lima Fonte: jw.org
jw,org
jw,org

A rêmora é um peixe que tem uma habilidade muito curiosa. Ela consegue grudar bem firme em outros animais marinhos e se soltar sem machucá-los. Os pesquisadores ficam impressionados com essa habilidade da rêmora.

 

 Analise o seguinte: A rêmora tem uma ventosa que ela usa para grudar em raias, tubarões, tartarugas, baleias e outros animais marinhos, não importa o tipo de superfície. Isso ajuda a rêmora a pegar uma carona e percorrer grandes distâncias sem se esforçar muito, além de ficar protegida de predadores. Ela se alimenta de parasitas e também aproveita os restos de comida de seu hospedeiro. Pesquisadores estão estudando a ventosa da rêmora para entender como ela consegue grudar em várias superfícies de modo firme, mas delicado ao mesmo tempo.

 

Reproduzir vídeo

 Rêmoras pegando uma carona com um tubarão-baleia

 

 A ventosa da rêmora tem um formato oval e fica em cima da cabeça dela. As bordas dessa ventosa são macias e grossas, e funcionam como uma selagem que mantém a sucção, ou seja, mantém a ventosa bem grudada a vários tipos de superfícies. Dentro da ventosa, há várias fileiras com pequenas espinhas bem duras. Quando a rêmora gruda em algum lugar, as fileiras de espinhas se levantam e encostam na superfície, causando atrito. Essa combinação de sucção e atrito faz a rêmora ficar bem presa ao hospedeiro, mesmo que ele esteja numa velocidade muito rápida ou que faça movimentos bruscos.

 

 Cientistas desenvolveram uma ventosa parecida com a da rêmora, que também consegue grudar em vários tipos de superfícies. Quando eles testaram a resistência da ventosa, ela aguentou forças equivalentes a centenas de vezes o peso dela!

 

 Tecnologias baseadas na ventosa da rêmora podem ser usadas de várias formas. Por exemplo, para produzir etiquetas de rastreamento para animais marinhos e para fazer pesquisas em partes muito profundas do oceano. Também podem ser usadas para prender luzes ou ferramentas em partes submersas de pontes e navios.

 

 O que você acha? A ventosa da rêmora é resultado da evolução? Ou teve um projeto?

 

conheça o site oficial https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/ciencia/teve-um-projeto/ventosa-remora/

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fique Atento
Sobre Fique Atento
Eude Lima tem uma boa habilidade de observação e acha isso muito importante. Ele acredita que esse tipo de comportamento pode torná-lo mais perceptivo, um melhor profissional e uma pessoa mais crítica. Conheça algumas das dicas e descobertas pesquisadas por ele.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 13h18 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

28° Sensação
21.5 km/h Vento
50.5% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol e Chuva
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias